Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória

Monitorização intra-operatória (MIO) ou Neuromonitorização, ou Monitorização Neurofisiológica Intra-operatória (MNIO) é o conjunto de exames e testes eletrofisiológicos do sistema nervoso realizados no paciente durante a cirurgia de coluna, nervo ou encéfalo.

Monitorização Neurofisiologica Intraoperatoria em aracaju sergipe

Marque uma consulta

Monitorização Intraoperatória

› Cirurgias Encefálicas

› Cirurgias Vertebrais

› Cirurgias Medulares

› Cirurgias de Nervo Periféricos

› Cirurgias de Cabeça e Pescoço

› Cirurgias Otorrinolaringológicas

Estes exames fornecem informações em tempo real sobre possíveis alterações decorrentes do procedimento cirúrgico, incluindo alterações pela manipulação cirúrgica, pela anestesia, por alterações da pressão arterial ou mesmo por alterações da temperatura corporal. Sendo assim, o objetivo da monitorização intra-operatória é auxiliar o cirurgião a identificar alterações neurológicas, seja da medula ou dos nervos, durante a cirurgia, permitindo sua imediata correção.

 

As técnicas de monitorização reduziram significativamente os riscos de complicação neurológica dos procedimentos de coluna, nervos e encéfalo, sem introduzir riscos adicionais.

 

Antigamente, as lesões só eram identificadas no pós- operatório, quando o paciente acordava da cirurgia. Muitas vezes, uma nova cirurgia era necessária para corrigir esta alteração neurológica, ou pior, tarde demais!.

 

Os exames incluem eletroencefalografia, eletromiografia, potencial evocado motor, sensitivo, visual e auditivo. A escolha dos níveis monitorizados depende do tipo da cirurgia e da estrutura em risco. Estes exames são realizados com a colocação de eletrodos no couro cabeludo, nos músculos das pernas e dos braços, óculos especiais ou fones no ouvido, permitindo a monitorização do encéfalo, medula e dos nervos. O paciente é submetido a um exame pré- anestésico e pré- operatório, para a obtenção do seu padrão neurológico, ou seja, possível identificação de alterações pré- existentes.