top of page

Estimulador de Nervo Vago

Informações para pacientes portadores de epilepsia. Diferentes procedimentos estão disponíveis para o tratamento:


Tratamento medicamentoso:
Medicação anticonvulsivante pode levar a um controle das crises epilépticas em cerca de 70% dos pacientes com epilepsia. Drogas de segunda geração têm sido desenvolvidos na última década, porém ainda com eficácia parcial em uma parcela significativa da população acometida. Caso o uso em dose máxima e combinada de duas drogas não seja eficaz, a chance de uma terceira droga, ou outras combinações resolverem, é muito reduzida.


Tratamento cirúrgico da epilepsia
Os pacientes refratários à medicação podem ser candidatos à cirurgia. De suma importância é uma minuciosa avaliação pré-cirúrgica para identificar uma possível área cerebral indispensável à formação das crises convulsivas (zona epileptogênica). Nos casos em que uma área pode ser identificada, a remoção cirúrgica da mesma pode levar ao controle das crises em cerca de 50-80% dos pacientes, dependendo da localização e do tipo de zona epileptogênica, bem como outros fatores clínicos.


Estimulação cerebral profunda (“marca-passo cerebral“ – DBS)
O uso da estimulação elétrica cerebral por meio de eletrodos implantados no cérebro por meio de cirurgia minimamente invasiva pode ser uma terapia alternativa para os casos onde a ressecção de área epileptogênica e estimulador de nervo vago não podem ser realizados ou não foram eficazes. Diferentes alvos têm sido utilizados, sendo o núcleo anterior do tálamo um dos com maior relevância clínica.

www.extremetech.com

Estimulação do nervo vago
Se o tratamento medicamentoso for ineficaz ou intolerável e a investigação pré-cirúrgica afastar a possibilidade de ressecção da zona epileptogênica, o tratamento com estimulação do nervo vago é considerado. A eficácia de estimulação vago é comparável ao uso de outros medicamentos com no entanto a vantagem de um perfil mais favorável de efeitos colaterais.


Como estimulador (“marca-passo“) de nervo vago se parece?
Um estimulador de nervo vago (da empresa Cyberonics, Texas, EUA) é um dispositivo composto por um gerador movido a bateria de pulso (cerca de 5 cm de diâmetro, 1 cm de espessura) e um cabo com eletrodos de platina. É implantado sob a clavícula esquerda e os eletrodos são envoltos em torno do nervo vago esquerdo (nervo que transita no pescoço).

cyberonics.com



Como um estimulador de nervo vago é implantado?
Em contraste com as demais técnicas, esta não é uma operação no cérebro. O estimulador de nervo vago é um “marca-passo” implantado sob anestesia geral, em uma operação que leva em torno de 1 a 2 horas. O gerador de impulsos é implantado sob a pele na região do tórax e os eletrodos são implantados ao redor do nervo vago, no pescoço. A internação em geral é breve e o paciente recebe alta após cerca de três dias.

cyberonics.com

Como é que a estimulação funciona?
Sinais eléctricos suaves são enviados a partir do gerador de impulsos a intervalos regulares ao nervo vago e através dele, para o cérebro. Cada ciclo de estimulação dura cerca de 30 segundos com uma pausa de cerca de 5 min. O médico pode programar tanto o intervalo de estimulação e período de acordo com as necessidades individuais. Após a cirurgia de implante, a intensidade do estímulo, é ajustada no consultório em visitas mensais, conforme tolerância e frequência das crises. Este ajustamento é feito por telemetria pelo médico através de um dispositivo colocado sobre a pele acima do “marca-passo”. A bateria do estimulador dura cerca de 5 a 7 anos, conforme a intensidade da estimulação empregada. Uma pequena operação é necessária para substituir a bateria. Ela dura cerca de 30 minutos e envolve apenas a região do tórax onde o gerador foi implantado.


Você pode influenciar a estimulação em si mesmo?
Sim, o estimulador pode ser influenciado não apenas pelo médico, mas pelo próprio paciente. Para isso, você receberá um ímã com o qual você pode desencadear uma estimulação adicional. Isto serve para reduzir a propagação da atividade epiléptica quando a aura começa. Seus familiares também podem desencadear um estímulo aos primeiros sinais de uma convulsão.


A estimulação do nervo vago realmente ajudar contra ataques de epilepsia?
Sim, a estimulação do nervo vago realmente ajudar a combater crises epilépticas. A eficácia da estimulação do nervo vago foi demonstrada em investigações duplo-cego em que os diferentes níveis de intensidade de estimulação em pacientes com crises focais foram comparados. Em mais de 100.000 pacientes foram implantados, sendo em maior número nos países desenvolvidos, devido ao seu elevado custo.
Nem todos os pacientes, entretanto, se beneficiam com este tratamento. A despeito da vasta literatura a respeito, não é possível saber de antemão o grau de eficácia em cada caso de epilepsia. Controle total das crises convulsivas somente será alcançada em poucos pacientes. Uma redução importante na frequência das é conseguido em cerca de 50 a 60% dos pacientes. Além da redução do número de crises, os pacientes podem também observar uma redução da intensidade das mesmas. O efeito da estimulação é progressivo e a eficácia plena do tratamento pode ser avaliada somente após um ano.


Quais são os efeitos colaterais da estimulação do nervo vago?

Quais são os efeitos colaterais da estimulação do nervo vago? Cerca de metade dos pacientes tratados relatar rouquidão da voz durante o período de estimulação. Isso normalmente não é muito incômodo. O estimulador pode, entretanto, ser desligado temporariamente ao se proferir uma palestra ou em outras circunstâncias. Outros efeitos secundários incluem dor ou desconforto ao engolir, principalmente no período recente após a cirurgia.
Em geral, a tolerância é boa e na prática, poucos pacientes se arrependem do implante por causa de efeitos colaterais. Uma vantagem da estimulação do nervo vago é que a combinação com medicamentos não resulta num aumento de efeitos colaterais. Alguns estudos relatam um aumento na agilidade e qualidade de vida, quando submetidos ao tratamento de estimulação do nervo vago. Efeitos negativos sobre o desempenho cognitivo, como memória e compreensão da linguagem não foram encontrados. Existem, inclusive, estudos que relatam eficácia discreta em casos de cefaleia e depressão.


Sou candidato à estimulação do nervo vago?

Estimulação do nervo vago é uma opção de tratamento para você, se a sua epilepsia não pode ser controlada por tratamento medicamentoso e você não preenche os requisitos para a cirurgia de epilepsia (ressecção da área cerebral epileptogênica). Isso deve ser discutido com seu neurologista e com um neurocirurgião especializado em cirurgia de epilepsia. Estimulação do nervo vago não é uma opção se você sofre de arritmia cardíaca, distúrbio de deglutição, doença pulmonar grave ou úlcera de estômago que exija tratamento.


Pontos práticos a considerar:
Após o implante, o exame de ressonância magnética só poderá ser realizada com uma bobina especial. Existe o risco de aquecimento do corpo eletrodos da bobina.
Ao voar, você deve informar o pessoal de segurança para que isso seja levado em conta na triagem de objetos de metal.
Por favor, note que o ímã pode apagar dados de cartões de crédito se deixado próximo a estes.

Literatura relacionada:
Cordeiro JG, Somerlik KH, Cordeiro KK, Aertsen A, Araújo JC, Schulze-Bonhage
A. Modulation of excitability by continuous low- and high-frequency stimulation
in fully hippocampal kindled rats. Epilepsy Res. 2013 Dec;107(3):224-30.


Cordeiro JG, Wagner K, Trippel M, Zentner J, Schulze-Bonhage A. Superselective
anterior temporal resection in mesial temporal lobe epilepsy. Epileptic Disord.
2011 Sep;13(3):284-90. doi: 10.1684/epd.2011.0460. PubMed PMID: 21933755.


Cordeiro JG, Capurro A, Aertsen A, Cordeiro KK, Araújo JC, Schulze-Bonhage A.
Improvement in hippocampal kindling analysis through computational processing
data. Arq Neuropsiquiatr. 2009 Sep;67(3A):677-83. PubMed PMID: 19722048.


Schulze-Bonhage A, Dennig D, Wagner K, Cordeiro JG, Carius A, Fauser S,
Trippel M. Seizure control resulting from intrahippocampal depth electrode
insertion. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2010 Mar;81(3):352-3.


Hefft S, Brandt A, Zwick S, von Elverfeldt D, Mader I, Cordeiro J, Trippel M,
Blumberg J, Schulze-Bonhage A. Safety of hybrid electrodes for single-neuron
recordings in humans. Neurosurgery. 2013 Jul;73(1):78-85; discussion 85. doi:
10.1227/01.neu.0000429840.76460.8c. PubMed PMID: 23615097.


Guillamón E, Miró J, Gutiérrez A, Conde R, Falip M, Jaraba S, Plans G, Garcés
M, Villanueva V. Combination of corpus callosotomy and vagus nerve stimulation in
the treatment of refractory epilepsy. Eur Neurol. 2014;71(1-2):65-74.


Chambers A, Bowen JM. Electrical stimulation for drug-resistant epilepsy: an
evidence-based analysis. Ont Health Technol Assess Ser. 2013 Oct 1;13(18):1-37.
eCollection 2013. Review.


Morris GL 3rd, Gloss D, Buchhalter J, Mack KJ, Nickels K, Harden C.
Evidence-based guideline update: vagus nerve stimulation for the treatment of
epilepsy: report of the Guideline Development Subcommittee of the American
Academy of Neurology. Neurology. 2013 Oct 15;81(16):1453-9.


Sprengers M, Vonck K, Carrette E, Marson AG, Boon P. Deep brain and cortical
stimulation for epilepsy. Cochrane Database Syst Rev. 2014 Jun 17;6

POSTS EM DESTAQUE
RECENTES
ARQUIVO
TAGS
SIGA-NOS
  • Facebook Reflexão
  • Reflexão do Twitter
  • Google + reflexão
  • LinkedIn Reflexão
  • Reflexão YouTube
  • Instagram Reflexão
bottom of page