top of page

Nevralgia ou Neuralgia: causas, sinais e sintomas, tratamento

O que é nevralgia?

Chama-se nevralgia (ou neuralgia) a um conjunto de sintomas dolorosos associados a lesões de nervos periféricos, entre os quais predomina uma dor aguda, intensa e incessante que é sentida ao longo do trajeto do nervo periférico envolvido e que ocorre devido a irritações ou danos a esse nervo. As nevralgias mais comuns são: nevralgia pós-herpética, nevralgia do trigêmeo (ou facial), braquialgia (dos membros superiores), costalgia (na região das costelas) e nevralgia do nervo ciático.

Quais são as causas da nevralgia?

Todas as causas que irritem os nervos periféricos podem causar nevralgia (irritação química, infecções, medicamentos, doenças como a porfiria, pressões internas ou externas sobre os nervos, trauma, etc.), mas a nevralgia pós-herpética e a neuralgia do trigêmeo são os dois tipos mais comuns. No caso da nevralgia do trigêmeo, a causa do problema está ligada quase sempre a uma compressão da raiz do nervo. Outras vezes as dores são devido à desmielinização do nervo (o nervo perde a sua "capa" externa de proteção). Mais raramente as causas da nevralgia são tumorações ou problemas arteriais.

As nevralgias são mais comuns em idosos, mas podem ocorrer em qualquer idade. As nevralgias herpéticas e infecciosas acontecem com maior frequência em pessoas imunodeprimidas.

Quais são os principais sinais e sintomas da nevralgia?

O principal sintoma da nevralgia é uma dor intensa, aguda e penetrante, que pode ser intermitente ou constante, com sensação de queimação, que piora quando a área é tocada. Há aumento da sensibilidade ao longo do trajeto do nervo danificado, fraqueza ou paralisia total dos músculos inervados pelo nervo afetado. Uma das nevralgias mais frequentes é a nevralgia facial, do nervo trigêmeo. Conforme o ramo afetado do nervo a dor, extremamente forte, pode manifestar-se na testa, no globo ocular, sobre a região malar, nos dentes superiores e nos inferiores, mas geralmente atinge todo um lado do rosto, sendo exacerbada por estímulos como falar, engolir, lavar o rosto, escovar os dentes, raspar a barba, mudanças bruscas de temperatura, etc.

Como o médico diagnostica a nevralgia?

O diagnóstico da nevralgia dependerá de uma história clínica minuciosa que avalie quando a dor começou, bem como os problemas médicos que possam estar relacionados a ela. O exame físico pode mostrar sensação anormal na pele, perda dos reflexos tendinosos profundos, perda de massa muscular, ausência de sudorese, sensibilidade aumentada ao longo do nervo acometido, nódulos de tensão, etc. A presença de problemas odontológicos e de outros sintomas como vermelhidão ou inchaço, por exemplo, ajudam a descartar outras possibilidades. Não existem exames específicos para diagnosticar a nevralgia, mas exames de sangue, ressonância magnética, ELETRONEUROMIOGRAFIA e punção lombar podem ser realizados para descobrir a causa da dor e para diagnosticar outras patologias.

Como o médico trata a nevralgia?

Um dos objetivos primordiais é aliviar a dor, que pode ser tão intensa que se torna desesperadora. Em seguida, deve-se procurar reverter ou controlar a sua causa, o que nem sempre é possível. Os analgésicos comuns são pouco eficientes para tratar essas dores e costuma-se recorrer aos opiáceos, sob orientação médica. A carbamazepina ou a difenilhidantoína, medicamentos anticonvulsivantes, costumam apresentar excelentes resultados nessas dores. Felizmente, mesmo que a causa da nevralgia não seja identificada, o quadro doloroso poderá melhorar sozinho ou desaparecer dentro de alguns dias. Em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia para remover a pressão sobre o nervo.

Como é a evolução da nevralgia?

  • Geralmente, a nevralgia cessa quando eliminada a sua causa.

  • Pode haver complicações decorrentes da cirurgia, quando for o caso.

  • A dor pode causar invalidez temporária.

Pode haver efeitos colaterais das medicações usadas para tratar a dor.

POSTS EM DESTAQUE
RECENTES
ARQUIVO
TAGS
SIGA-NOS
  • Facebook Reflexão
  • Reflexão do Twitter
  • Google + reflexão
  • LinkedIn Reflexão
  • Reflexão YouTube
  • Instagram Reflexão
bottom of page